domingo, 4 de outubro de 2015

E a noite passou.

Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam (João 21: 3).

É realmente curiosa, a descrição que João nos faz no capítulo 21 de seu Evangelho. Os discípulos desanimados pela partida do Mestre, e numa prova de falta de confiança e fé nas suas imortais palavras, voltaram às suas antigas atividades profissionais. E foram pescar. E era noite. Noite do trabalho inglório, quanto esforço perdido pois não conseguiram pescar nada. Fico pensando nas noites, nas tantas noites escuras de nossas vidas; noite em que, à semelhança dos discípulos, esquecemos do valor eterno das bênçãos prometidas por Jesus. Bênçãos de Paz verdadeira de esperança. E como este esquecimento nos tem feito sofrer. Mas quando esta noite escura passar, quando romper o dia, nossas almas se alegram ao termos a certeza que Ele está na praia, então somos levados a conclusão de que Ele sempre esteve conosco, no seu lugar de piloto e de refugio... Nós é que não o enxergamos devido as circunstâncias que nos cercam.
As trevas estão dominando o mundo, nos dias atuais, dias de inquietações e medo. O amor foge dos corações a fidelidade esta a cada dia mais difícil de se ver. A fé, em muitos, está esfriando. É a ruína fatal que se aproxima. Consequências e desastres de uma noite sem Cristo, noite do afastamento de Deus, solidão. A nostalgia do pecado.
Um dia, entretanto, quando os homens, desiludidos com os falsos remédios (que na verdade são paliativos) que adquiriram para combater os males que lhes corroem a alma, resolverem abrir os seus olhos cansados e infelizes, olharão e reconhecerão Jesus Cristo, que os observava, silencioso e compassivo, na praia.
O Seu rosto há de brilhar muito mais. Seu aspecto majestoso, inconfundível, será poder. Suas palavras, altissonantes cortarão o infinito. E o mundo terá, depois de muito sofrer que reconhecer que só Jesus Cristo é Senhor dos vivos e dos que dormem. Depois daquela noite de agonias, que os apóstolos viveram em Tiberíades, surgiu um novo dia.
Aquela noite de derrotas também já passou.
A quando viram a alvorada, viram a Jesus.
Viram a Jesus que estava na praia.
"Porque Eu, O Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que Eu te ajudo" (Isaías 43: 13).
No Amor do Mestre!
Pastor Júlio César Corrêa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário